terça-feira, 18 de maio de 2010

Pudim de claras tradicional


Doce tradicional a culinária brasileira, é um dos que deixamos de fazer por dar a impressão de que é difícil da receita certo, quando na verdade é muito fácil. Demora um pouco no forno, aproximadamente uma hora.

8 claras em temperatura ambiente -16 colheres de sopa de açúcar
1 / 2 colher de chá de sal - 2 xícaras de açúcar para o caramelo
1 forma de pudim (com canudo no meio)

Ligue o forno bem baixo e coloque uma assadeira com água até a metade da altura.
Distribua as duas xícaras de açúcar para o caramelo no fundo da forma de pudim. Coloque-a sobre o fogo bem baixo. Quando o caramelo se formar, não deixe que escureça, retire a forma rapidamente do calor, pegue com um pano para não se queimar, e vire-a para cobrir as laterais da forma. Deixe esfriar enquanto bate as claras.
A temperatura ambiente das claras é muito importante para o pudim ficar bem alto. Bata as claras com o sal em ponto de neve bem dura.
Faça o teste pegando um pouco da clara batida com uma colher e virando-a para baixo. Se não escorrer, está no ponto. Sem parar de bater acrescente o açúcar, uma colher de cada vez, até continue a bater até obter um creme branco bem grosso e brilhante.
Distribua a massa de claras na forma e coloque-a na assadeira que está com a água no forno. Asse o pudim por aproximadamente uma hora. Se achar que o forno está muito quente, prenda a porta do forno entreaberta com uma colher de pau, essa fresta vai permitir que o excesso de calor escape.
O pudim quando está cozido ele sobre na forma e fica meio solto das bordas. Nesse momento, não o retire do forno para não murchar. Desligue o forno, prenda a porta entreaberta com uma colher de pau e aguarde aproximadamente 15 a 20 minutos, retire-o e quando estiver apenas levemente morno, vire-o sobre o prato em que for servir. Não deixe esfriar para a calda de caramelo não endurecer.

Claras em neve em ponto duro
Bater as claras com uma pitada de sal até a mistura ficar tão dura que ao pegar uma colher de sopa com a massa e a virar para baixo ela não escorrerá.

Aproveitamento: Calor do forno
Quando for fazer pão programe-se para utilizar o calor do forno nas duas horas em que o pão cresce. O que dá para fazer? Assar um frango, uma lasanha, um bolo, berinjelas para preparar uma pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.