sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Continuação Chá das Cinco

Financiers

São pequenos bolos retangulares perfumados com amêndoas, cujo segredo consiste na temperatura e no tempo de cozimento. São tão populares na França, que sua receita, curiosamente, quase não aparece nos livros de culinária.

150g de açúcar de confeiteiro

50g de farinha de trigo

80g de amêndoas processadas

3 claras

140g de manteiga sem sal derretida e fria

Bater as claras em neve. Acrescentar a farinha de trigo, as amêndoas, e o açúcar, batendo delicadamente. Juntar a manteiga, sem parar de mexer. Distribuir em forminhas (pode ser de barquetes) untadas e polvilhadas. Leve ao forno à temperatura de 230ºC por 7 minutos, reduza a temperatura para 200 ºC e asse por mais 7 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Conserve em potes de vidro por até 15 dias.

Brioche

São pãezinhos franceses muito tradicionais e delicados, ricos em manteiga e ovos e têm uma aparência muito particular: São redondos, canelados com um chapeuzinho em cima.

Ingredientes (para 24 unidades):

250g de farinha de trigo

1 colher de café de sal

4 colheres de sopa de açúcar

200g de manteiga sem sal a tpa

2 a 3 ovos

10g de fermento fresco

½ colher de sopa de leite

1 gema de ovo e 2 colheres de sopa de café

Dilua o fermento no leite morno e ponha no liqüidificador junto aos ovos, o sal, e açúcar e a manteiga. Acrescente a farinha aos poucos e bata até obter um creme liso que desgruda do copo. Cubra a massa posta numa bacia até dobrar de volume. Amasse, cubra novamente e leve à geladeira até dobrar de volume outra vez. Faça bolinhas e ponha nas forminhas, não esquecendo o chapeuzinho. Pincele com a gema e o café, e abafe e deixe crescer mais uma vez. Asse por 35 minutos e sirva quente. Congela muito bem.

Quiche Lorraine

É uma torta clássica da cozinha francesa, inspirada no küchen (bolo alemão). Sua origem data do século XVI, na cidade de Lorraine. Tratava-se de uma torta aberta à base de creme de leite fresco, ovos, bacon, bem temperados.

Massa:

200g de manteiga sem sal gelada

2 xícaras de farinha de trigo

½ colher (chá) de sal

1 ovo

2 colheres de sopa de creme de leite de caixinha

Fazer uma farofa com a manteiga, a farinha e o sal. Juntar o ovo ligeiramente batido e o creme de leite. Juntar tudo com as mãos e gelar por 30 minutos. Abrir a massa, entre dois plásticos, com o rolo e forrar uma forma de quiche de 25 cm e reservar.

Recheio

150g de bacon

150g de queijo gruyère

4 ovos

1 ½ xícara de creme de leite fresco

sal, pimenta do reino e noz moscada

Corte o bacon, escalde por 5 minutos e frite até ficar bem dourado. Bata no liqüidificador o creme de leite, os ovos e os temperos. Espalhe o bacon no fundo da forma, cubra com o queijo gruyère ralado grosso, e despeje a mistura liqüidificada. Asse por cerca de 45 minutos à uma temperatura de 150ºC. Sirva imediatamente.

Geléia de pêssego

A arte de fazer geléias começou no Oriente Médio e foi levada para a Europa pelas Cruzadas. Atribui-se à rainha Catherine de Médicis a introdução da geléia na corte francesa, no século XV. Vinda de Firenze, na Itália, onde já se fazia geléia desde, pelo menos, o século XIV.

Ingredientes:

1 kg de pêssegos bem maduros, descascados

1 kg de açúcar cristal

6 colheres de sopa de água

Misture o açúcar e a água e deixe ferver por 5 minutos em fogo baixo. Junte os pêssegos inteiros e cozinhe por 30 minutos. Retire os caroços e volte ao fogo para dar ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.